CRV Sistemas & Consultoria – Celso A. Pereira
Uma boa forma do empreendedor lotérico conseguir novos clientes e fidelizar os antigos se dá através da organização da base de clientes.
Quando você cumprimenta alguém pelo aniversário, envia alguns mimos pra refrescar a memória dele em relação à sua lotérica ou apresenta novos produtos e serviços, certamente irá reverter para um melhor relacionamento com esse cliente e como consequência um aumento das vendas.
É nesse ambiente que o CRM vai te ajudar … e muito!
Mas afinal, o que significa CRM?
Como ele influenciaria minhas vendas?
CRM
É a sigla de Customer Relationship Management, que pode ser traduzido como: Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Essa gestão se estabelece da seguinte forma:
- um conjunto de boas práticas;
- tecnologias adequadas;
- estratégias de negócio.
Além de ser uma estratégia, CRM também é a denominação de softwares utilizados nesse trabalho.
Como o CRM funciona para aumentar a venda em minha lotérica?
Primeiramente como estratégia, o sistema reúne vários processos e tarefas de uma forma organizada e integrada. Num primeiro momento coleta dados dos clientes, armazena e classifica.
Nessa fase temos a geração de leads e ela se refere à entrada no “Topo do funil de vendas”.
O “Funil de Vendas ” é configurado por vários estágios estruturando visualmente a jornada de compra de um cliente em potencial.
Em seguida temos a fase de análise, onde os leads são qualificados: é o meio do funil de vendas.
Logo depois entramos na fase de gerenciamento onde há grande interação voltada à formalização da venda.
Os clientes são mantidos na base mesmo após a realização ou não da venda. Os dados de histórico armazenados são extremamente úteis para cruzamentos de informações, análises do desempenho da equipe e correção na estratégia.
Aplicando na sua Casa Lotérica – Uma forma de utilizar essas atividades, acima descritas, seria com a subdivisão em 4 diferentes grupos de abordagem, que se integram no processo como um todo. São eles: Operacional; Analítico; Colaborativo e Estratégico.
Venda na lotérica com Abordagem Operacional
Essa abordagem busca criar e manter canais de relacionamento com os clientes no pré e pós-vendas, no comercial e no suporte. Quando falamos “clientes”, também alcançamos “potenciais clientes”. É nessa fase que enviamos e-mails parabenizando o cliente em datas importantes, informamos sobre os novos produtos e serviços, convidamos para um café e um bate papo, estreitando o relacionamento e por isso se faz necessário um sistema.
Venda na lotérica com Abordagem Analítica
Essa abordagem busca obter informações de grande valor para a tomada de decisão, além de aprender sobre os clientes: hábitos, interesses, necessidades, etc. Nessa fase buscamos o que pode vender mais e melhor ao nosso cliente, como e onde colocar nossa publicidade, campanhas, etc.
Venda na lotérica com Abordagem Colaborativa
Essa abordagem procura fazer a informação fluir entre todos os pontos de contato do cliente com a empresa e entre todas as áreas. Aqui, com uma equipe integrada ao contexto de atendimento de qualidade e preparada para essa missão, o cliente sentirá que existe uma boa parceria com a sua Casa Lotérica.
Venda na lotérica com Abordagem Estratégica
Essa abordagem une as demais para desenhar um processo completo de ponta a ponta, unificado e estratégico. Com os registros organizados e os dados em mãos, é possível compreender e metrificar as operações de marketing, de vendas, atendimento e suporte. Por fim desenhar campanhas, pontos de sucesso e outras soluções.
Esperamos que esse artigo tenha auxiliado em sua empreitada. Continue acompanhando outros posts em nosso blog!
Referências:
Administradores – http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/crm-o-que-e-crm-e-como-funciona/34063/
Wikipedia – https://pt.wikipedia.org/wiki/Customer_relationship_management
Planetfone – https://planetfone.com.br/o-que-e-crm-conceito-significado/
RD Station – https://resultadosdigitais.com.br/materiais-educativos/ebooks/guia-do-crm/?external=1