3 perguntas mais frequentes feitas por quem quer ter uma Casa Lotérica

1 – Qual é o lucro de uma Casa Lotérica?

O lucro de uma Casa Lotérica pode variar bastante, dependendo de fatores, como: localização, tamanho, desempenho do negócio, concorrência, regulamentação e custo dos produtos e serviços oferecidos.

Em suma, o lucro depende muito do desempenho do negócio. É importante destacar que, como as Casas Lotéricas são negócios regulamentados pelo governo, o lucro também pode ser afetado por regulamentos estabelecidos pela CAIXA.

Assim como outros negócios, é importante levar em conta que a Casa Lotérica apresenta muitos custos operacionais e gastos com segurança, por isso uma boa gestão é fundamental para realizar o lucro.

 

2 – Como é remunerado o dono de uma Casa Lotérica?

Existem duas maneiras do dono de uma Casa Lotérica ser remunerado.

1 – Pró-labore

O pró-labore é usado como uma forma de remunerar os administradores pelo trabalho realizado na gestão da Casa Lotérica. Essa modalidade pode também ser uma forma de garantir que os administradores estejam comprometidos com o sucesso da empresa.

Ele é calculado geralmente como uma porcentagem do lucro ou dos rendimentos da empresa e é pago mensal ou trimestralmente.

Alguns administradores podem optar por receber um salário fixo mensal, que corresponde ao valor que o mercado pagaria a um administrador contratado.

O salário de um administrador contratado varia dependendo de alguns fatores, como: a localização da loja, o tamanho da empresa, setor administrado e a experiência do profissional. Em janeiro/2023 o montante está na faixa de R$ 2.500,00 a R$ 4.500,00. Pode ou não ter bonificação por bom desempenho da loja e/ou percentual na distribuição de lucro.

 

2 – Distribuição de lucro

A distribuição de lucro entre os sócios é geralmente estabelecida no contrato social da empresa ou no acordo de sócios e independe se existe ou não participação ativa do lotérico na loja. Naturalmente, o pré-requisito para sua ocorrência é a obtenção de lucro no período.

É importante que essa distribuição seja estabelecida de forma clara e equilibrada, para evitar desentendimentos e problemas futuros.

Algumas das formas mais comuns de distribuição de lucro, incluem:

    • Distribuição proporcional: O lucro é distribuído entre os sócios de acordo com a participação de cada um na empresa, geralmente  estabelecida como uma porcentagem do capital social.
    • Distribuição baseada no tempo: O lucro é distribuído entre os sócios de acordo com o tempo que cada um dedicou à empresa.
    • Distribuição baseada no desempenho: O lucro é distribuído entre os sócios de acordo com o desempenho de cada um, em relação ao número de clientes atraídos ou ao volume de vendas.
    • Distribuição mista: É uma combinação dos métodos acima.

Vale destacar que a distribuição de lucro também pode ser afetada por regulamentos e impostos.

Devemos ter em conta que essa distribuição deve ser revisada regularmente para garantir que esteja alinhada com as necessidades e metas da empresa.

            Em todos os casos, é de fundamental importância contar com uma gestão eficiente para não distribuir mais dinheiro do que a lotérica consegue pagar, dessa forma mantendo o equilíbrio entre os saldos das contas 043 e 003.

 

3 – Quanto uma Casa Lotérica ganha por prêmio pago?

Infelizmente a Casa Lotérica não ganha comissão por prêmio pago, mas sim por jogo ou bolão vendido.

O ganho é limitado a 35% no caso de venda de Bolões e 8,61% no caso de processamento de jogos.

Sobre como uma lotérica ganha dinheiro, acesse nosso post

Compartilhe nosso conteúdo