Dicas para aumentar as vendas de sua Casa Lotérica via Facebook ou Instagram

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CRV Sistemas & Consultoria – Celso A Pereira

É inegável que atualmente quase tudo que é comercializado tem presença na Rede Social. Quer na divulgação do seu produto ou serviço diretamente em campanhas impulsionadas (pagas), quer de forma orgânica*¹, as redes sociais Facebook e Instagram são o “terreno fértil” para as divulgações.

Isso acontece graças ao imenso número de usuários que passam horas e horas do dia navegando, principalmente nessas duas redes, mas não apenas nelas. É nesse mar de visualizações e possibilidades que os marketeiros surfam…

Para alavancar os negócios mais lucrativos de sua Casa Lotérica, por exemplo os bolões, não seria diferente.

Vamos pegar essa onda?

Praticamente todos os usuários de internet conhecem o Facebook e o Instagram para uso pessoal e consequentemente, as empresas também podem – e devem – ter contas ativas, com diversas ferramentas à disposição para operacionalizar a divulgação de seus produtos e serviços.

Um mercado promissor, para um público selecionado, e em primeiro lugar saber diferenciar a linguagem dessas duas redes é de importância fundamental para acertar na divulgação e finalmente atingir o público alvo.

O passo seguinte à divulgação e coleta de leads é o contato com os clientes interessados, geralmente via WhatsApp, que é um bom aplicativo para a negociação.

Havendo interesse por parte do cliente pelo serviço ou produto, o pagamento é poderá ser realizado via PIX e a remessa do recibo – digamos que o produto seja o bolão – é encaminhada via Correio.

 

Facebook

Podemos dizer que essa rede se caracteriza pela prioridade ao formato “texto”. Por conta disso, ela é melhor para comunicados, compartilhamento de links e vídeos, interação com amigos, estabelecimento de parcerias e grupos.

Permite postagem de fotos e vídeos, mas o texto se sobressai para divulgação dos conteúdos. É prático para impulsionar uma campanha onde é possível escolher região, horário, características do público alvo, podendo ter integração com Whatsapp e replicação no Instagram.

Assim como o Insta, o Face permite visibilidade da sua marca, coleta de leads, visualização de relatórios com métricas e estratégias.

 

Instagram

Se caracteriza pela prioridade ao formato “imagem”. Por conta disso, ela é uma rede melhor para divulgação de fotos, vídeos curtos armazenados na própria plataforma, storytelling, etc.

Cria empatia facilmente porque causa um engajamento mais intuitivo que o Facebook.

O público é de uma faixa etária mais jovem que o do Face e possui uma série de ferramentas como: reels, lives, gifs, etc, e também apresenta um maior número de influenciadores digitais*³.

Conforme a rede social anterior, também permite visibilidade da sua marca, coleta de leads, visualização de relatórios com métricas e estratégias.

Embora tanto o Face quanto o Insta tenham ferramentas para loja virtual, no negócio Casa Lotérica é recomendável proceder da seguinte forma:

1) Divulgar;

2) Coletar o lead via mensagem no WhatsApp;

3) Negociar via WhatsApp;

4) Receber o pagamento via PIX;

5) Processar o serviço ou produto (ex: bolão);

6) Endossar no verso do recibo de cota ou aposta o nome e CPF que identifiquem o apostador, tornando o comprovante nominal e intransferível.

7) Combinar a melhor forma de envio do recibo aos clientes em caso de ganhadores em que a loja não consiga pagar o prêmio.

 

Concluindo, podemos dizer que colocar em prática a operação abordada neste post, tem dado excelente resultado para alguns clientes da CRV. Dessa forma, o nosso conselho é:

Mãos à obra! … e sucesso!

 

*1 – forma orgânica – Forma de divulgação gratuita de mercados, produtos e serviços sem  custo direto. Pode conter uma oferta direcionando o público para uma landing page ou para o whatsapp, telegram. Geralmente não apresenta a propaganda diretamente, mas de forma sutil cita o contexto em torno do produto ou serviço nos textos e imagens.  
*2 – leads – Nome e contato de pessoas que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço e que tenham deixado uma autorização de contato (e-mail, fone) na plataforma.
*3 – influenciadores digitais – Pessoas que produzem conteúdo relevante para determinados mercados e possuem um grande número de seguidores na plataforma. Podem prestar o serviço de divulgação de sua marca mediante um contrato.
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