Certamente dentre as atividades lotéricas, o recebimento de contas é um dos serviços que atualmente traz menos lucros para a casa lotérica.
Veja o comparativo, com exemplos abaixo:
- O registro de jogos, a porcentagem de ganhos é de 8,61% do valor jogado.
- Na venda dos bilhetes, o ganho é de 22,7% do valor do bilhete.
- Quando falamos dos bolões, o ganho é de 35% do valor do jogo no TFL.
- Ao autenticar uma conta de energia de R$ 1.000,00 ou R$ 100,00 a tarifa recebida é a mesma, normalmente menos de R$ 1,00.
O ganho obtido é por conta autenticada, ou seja, não importa o valor da conta, a comissão permanece inalterada.
Com o relatório de tarifação em mãos, divida o valor recebido de comissão pela quantidade processada, conforme informações deste relatório e saberá exatamente o valor de cada comissão.
Note que as despesas para prestar esse tipo de serviço (carro forte, seguro, etc), no entanto, são proporcionais ao volume de dinheiro.
Fizemos uma pesquisa em diversas casas lotéricas de diferentes regiões do Brasil e comparamos o volume de dinheiro proveniente dos serviços bancários com a comissão bruta que a loja recebe antes de pagar as despesas.
Contas x Lucros: Eixo Horizontal – Contas
A “participação” dos Serviços Bancários no Faturamento Total da lotérica, inicia-se em 81,1% e termina em 98,6%, como mostra o gráfico.
Por exemplo, o número 81,1% significa que “81,1% de todo o dinheiro que passou pela Loja, é proveniente dos Serviços Bancários!”
Esta “participação” dos Serviços Bancários no montante de dinheiro circulante vai aumentando: 81,1%, 87,1%, 92,5%, …, 98,6%.
A Média desta “participação” é de 94,5% e isto é assustador, pois mostra que as casas lotéricas pesquisadas apresentam uma característica em comum:
Quase todo dinheiro arrecadado na lotérica (95%) é originário dos Serviços Bancários !
Talvez ainda fique a dúvida sobre o que isso implica na Comissão (Lucro Bruto)?
Acompanhe no gráfico acima com os comentários abaixo e veja o quanto implica e muito!
Contas x Lucros: Eixo Vertical – Lucros
O Lucro Bruto (Comissão) está em porcentagem e correspondente à “participação” dos Serviços Bancários na arrecadação total.
O gráfico revela que à medida que essa “participação” aumenta, a curva vai “descendo”, ou seja, a Comissão vai diminuindo.
De acordo com a pesquisa, se a “participação” é de 81,1% a Comissão é de 2,8%, porém aumentando para 98,6% aí a Comissão cai para 0,4%, logo:
Quanto mais se arrecada com os Serviços Bancários, menos se ganha!
O que fazer se somos obrigados a receber contas?
Considerando que os Jogos dão 17 vezes mais Lucro do que os Serviços Bancários, que impacto teria se:
Diminuirmos o montante de dinheiro originário das transações bancárias e, na mesma proporção, aumentarmos o volume de dinheiro arrecadado pelos jogos?
Fizemos algumas análises já que as transações bancárias oferecem uma comissão (Média) de 0,3%.
Por exemplo, ao diminuir R$ 1.000,00 a Comissão será diminuída de R$ 1.000,00 x 0,3/100 = R$ 3,00.
Como os serviços não-bancários rendem uma comissão (Média) de 13,1%, quando aumentarmos o volume em R$ 1.000,00, teremos um aumento na Comissão de R$ 1.000,00 x 13,1/100 = R$ 131,00.
Conforme diminuímos a cada R$ 1.000,00 nos serviços bancários e, simultaneamente, aumentamos nos serviços não-bancários, temos um aumento de R$ 131 nos lucros!
De acordo com o que colocamos acima, mostramos que o montante de dinheiro da Loja permanece inalterado e consequentemente as despesas correspondentes são as mesmas.
A única alteração é com relação ao Lucro Bruto (Comissões), que aumenta R$ 131,00 a cada R$ 1.000,00 que era de “Contas” e passa a ser de “Jogos”.
Vamos analisar o gráfico abaixo:
O gráfico mostra o quanto os lucros aumentam, quando o faturamento “muda de lado”, ou seja, quando diminuímos a arrecadação dos Serviços Bancários e passamos este valor para serviços não bancários!
Conclusão
Esta análise mostra claramente como evitar que o lucro seja corroído, afinal, uma lotérica como qualquer outro negócio precisa se manter bem para oferecer serviços de qualidade.
Em primeiro lugar, é importante rever algumas posturas tanto em relação à clientela, bem como, no atendimento para focar no aumento da arrecadação através dos serviços não bancários.
Esperamos ter auxiliado quanto ao entendimento sobre as comissões de contas e qualquer dúvida, fale com a gente!
Análise de Cláudio Roberto Vigna
Bacharel em Matemática Pura
Instituto de Matemática e Estatística
Universidade de São Paulo – São Paulo/SP
Fundador e Sócio-gerente da CRV Sistemas & Consultoria